in.vitro arquitectura
atelier de arquitectura



PT | EN


 


ATELIER
serviços
equipa



PROJECTOS
INCUBADORA
IMPRENSA
CONTACTOS

 

 

 

 

in vitro: qualquer fenómeno que se opera fora do organismo, num ambiente controlado e fechado de um laboratório, num tubo de ensaio.

 


 

O Atelier in.vitro, criado por Joana Leandro Vasconcelos em 2007, é uma estrutura jovem, dinâmica e multidisciplinar que se dedica à realização de projectos de arquitectura, mobiliário e design gráfico.

Os trabalhos realizados pelo Atelier demonstram uma metodologia e estratégia de intervenção tão diversas como a realidade e os objectivos que cada projecto impõe. Só deste modo é possível responder às necessidades programáticas e às expectativas de cada cliente, dando uma resposta personalizada e cumprindo, simultaneamente, todas as condicionantes temporais e económicas.

É objectivo do Atelier experimentar soluções formais e funcionais, evitando estabelecer uma linguagem constante e identificadora, mantendo um fio condutor que possibilite a interacção entre os diversos projectos. Neste sentido, procura desenvolver uma postura crítica em relação aos processos correntes de abordagem da arquitectura nas suas diversas vertentes, dimensões e escalas.

As parcerias são entendidas pelo Atelier como uma das formas de atingir o experimentalismo formal e funcional, na medida em que, para cada projecto, dependendo do cliente, programa, lugar e contexto, é criada uma equipa de trabalho específica. É uma opção estratégica que traz mais valias ao trabalho realizado, nomeadamente a reciprocidade e partilha de conhecimentos entre equipas complementares.