in.vitro arquitectura
atelier de arquitectura



PT | EN


 


ATELIER
PROJECTOS
INCUBADORA
Master in Collective Housing



IMPRENSA
CONTACTOS

 

 

 

 

 

 

Incubar: provocar, por acção natural ou artificial, o desenvolvimento de um embrião a partir do ovo; no sentido figurado, desenvolver gradualmente, planear, preparar.
Incubadora: aparelho ou dispositivo para incubar. (Dicionário Português Porto Editora)


A Incubadora consiste num espaço de investigação, reflexão, especulação e desenvolvimento de lógicas de abordagem que muitas vezes se afastam da disciplina de arquitectura e se aproximam mais do lado ideológico desta.
É um espaço aberto, em constante maturação, no qual são apresentados trabalhos teóricos ou prácticos onde são questionadas as metodologias processuais a que frequentemente recorremos, assim como outros temas multidisciplinares ligados à forma corrente de fazer arquitectura.

Os trabalhos que se apresentam foram realizados no âmbito do Master in Collective Housing, Escola Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, Universidade Politécnica de Madrid, em 10 workshops conduzidos por arquitectos de várias nacionalidades que propuseram diferentes metodologias e formas de abordar a Habitação Colectiva, levando a questões tão essenciais como a transformação do espaço público, a convivência entre vários usos e a declinação dos mesmos, a habitabilidade básica, a verdadeira flexibilidade e adaptabilidade, a sustentabilidade, etc. O facto destes trabalhos terem sido realizados em grupos de diferentes nacionalidades implicou também um maior afastamento da perspectiva individual que cada um foi criando no seu imaginário.

Website do Master in Collective Housing:   www.mastervivienda.com